Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Conselheira da União Européia fala sobre planejamento no Brasil

Notícias

Conselheira da União Européia fala sobre planejamento no Brasil

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 14/07/2005 - A economista de Portugal Maria João Rodrigues, integrante da União Européia, ministra em Portugal nos anos 90, veio ao Brasil tratar com autoridades brasileiras estratégias para o desenvolvimento do país a partir do planejamento de longo prazo. Sobre esse tema conversará com a imprensa nesta sexta-feira, dia 15, às 11 horas, na sede da Delegação da Comissão Européia em Brasília.

A professora Maria João irá relatar as tendências contemporâneas na área do planejamento estratégico. À luz dessas tendências fará uma análise do Projeto Brasil 3 Tempos, desenvolvido pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e deverá divulgar os resultados da troca de experiências com a Europa sobre como planejar melhor o Brasil

O intercâmbio com a União Européia sobre planejamento de longo prazo foi realizado com o patrocínio do Projeto EuroBrasil 2000. O projeto é uma iniciativa de cooperação técnica firmada entre a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento e a União Européia, com a intenção de apoiar o governo brasileiro nos esforços pela modernização e reforma da administração pública.

Nessa cooperação, o Brasil recebe assistência técnica prestada por um consórcio, integrado pela Escola Nacional de Administração da França, pelo Instituto Sueco de Administração Pública, pelo Instituto Holandês de Administração Pública e pelo Instituto Nacional de Administração de Portugal.

Dentro do Projeto EuroBrasil 2000 a economista de Portugal conduziu nos últimos dias, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), uma oficina sobre o "Modelo europeu de planejamento estratégico de longo prazo".

O evento contou com a participação de representares dos ministros coordenadores do Projeto Brasil 3 Tempos (Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais). Também compareceram servidores públicos federais do Ministério do Planejamento, do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, da Secretaria do Tesouro Nacional e da Câmara dos Deputados e Senado Federal.