Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Concurso para gestor sai com 100 vagas

Notícias

Concurso para gestor sai com 100 vagas

publicado:  07/04/2015 15h23, última modificação:  07/04/2015 15h23

Brasília, 22/6/2009 – O Ministério do Planejamento irá contratar por meio de concurso público 100 especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs), com remuneração inicial de R$ 10.905,76. As vagas, autorizadas em fevereiro deste ano, são para exercício em Brasília. O concurso foi lançado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Os detalhes da seleção pública a cargo da Escola de Administração Fazendária (ESAF) estão no Edital nº 46, caderno 3 do DOU, na página do Ministério da Fazenda.
 
Para participar da seleção será exigida formação superior em qualquer graduação. Da totalidade de vagas, cinco delas serão reservadas para portadores de deficiência.
 
As inscrições, no valor de R$ 130, deverão ser efetuadas no período de 25 de junho a 12 de julho de 2009, somente no endereço WWW.esaf.fazenda.gov.br. Ficarão isentos do pagamento da taxa os candidatos que comprovem carência econômico-financeira, mediante registro em cadastro dos programas sociais do governo federal.
 
As provas serão realizadas em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), sendo as provas objetivas na data provável de 30 de agosto.
Novidades
Este ano, o concurso traz como novidade a realização das provas em datas diferentes. A prova dissertativa deverá ocorrer no prazo mínimo de 15 dias úteis após a publicação dos resultados da prova objetiva. Além disso, a prova dissertativa dará ênfase aos conteúdos sobre gestão e políticas públicas e terá peso maior para efeito de pontuação. A intenção é verificar o potencial do candidato para exercer o cargo escolhido.  
 
Vencidas as etapas de provas, de caráter eliminatório e classificatório, a fase final consistirá na apresentação de títulos. Os candidatos aprovados terão curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os novos servidores serão lotados no Ministério do Planejamento é a expectativa de provimento dos cargos é para 2010.  
 
Atribuições
O cargo de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pertence a quadro de alta qualificação na esfera pública, voltado ao planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de políticas do interesse da sociedade. Dentro dessa ótica, os gestores são escolhidos para atender projetos estratégicos do governo e precisam deter amplo conhecimento sobre o funcionamento do Estado, com capacidade profissional capaz de assegurar equilíbrio entre recursos e resultados.
 
A Carreira de gestor governamental completa 20 anos em 2009. Supervisionada pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, conta atualmente com 895 gestores distribuídos em diversos órgãos da Administração Federal.