Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Concurso para gestor é homologado

Notícias

Concurso para gestor é homologado

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 24/1/2011 – O Diário Oficial da União publica hoje o resultado do concurso público para gestor governamental. A seleção foi realizada em 2009 para cerca de nove mil inscritos de todo o país, oferecendo 100 vagas. O Edital nº 1, de 21 de janeiro de 2011, com a lista dos candidatos aprovados para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), está na Seção 3 do diário, p. 109.

Os candidatos relacionados no edital deverão estar no Ministério do Planejamento (MP) no próximo dia 28 de janeiro e comparecer às 15h no auditório do subsolo que fica no Bloco K, Esplanada dos Ministérios, para definição do órgão de exercício. Quem não comparecer poderá ser representado por um procurador constituído para essa finalidade. Os convocados que não estiverem presentes e não se fizerem representar na data e horário marcados terão o órgão de exercício fixado a critério do órgão supervisor da Carreira.

A relação de órgãos de exercício estará disponível para consulta a partir desta terça-feira no site do MP (www.planejamento.gov.br),  na página da Coordenação-Geral da Gestão da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Os gestores governamentais vão trabalhar em diversos órgãos da Administração Pública Federal sob o acompanhamento da Coordenação-Geral da Gestão da Carreira, vinculada à Secretaria de Gestão deste ministério. A unidade cuida de maneira exclusiva do trabalho de aperfeiçoamento dos processos relacionados à gestão da Carreira, como recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, progressão e promoção, alocação e mobilidade, entre outros procedimentos.

O concurso público para gestor abre vagas para inscritos de qualquer graduação superior, mas exige uma segunda etapa de avaliação, que é o curso de formação realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os candidatos que tiveram nomes homologados nesta segunda-feira fizeram o curso de formação no período de julho a dezembro de 2010.

Para o secretário de Gestão, Tiago Falcão, “o alto nível do concurso e do curso formação geram grande expectativa para o ingresso dos novos gestores. A carreira de gestor foi criada no final dos anos 80, com a intenção de aumentar o nível de profissionalização do Estado brasileiro. Os EPPGGs são designados para quadros técnicos em áreas prioritárias de governo, onde prestam assessoria nos níveis superiores da administração e são responsáveis pelo desenho, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas. Com a entrada dos aprovados, a carreira chega a 990 integrantes. Do contingente anterior, cerca de 70% possui pós-graduação, detendo conhecimento nos níveis de especialização, mestrado, e doutorado.