Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Candidatos a gestor governamental fazem prova discursiva no domingo

Notícias

Candidatos a gestor governamental fazem prova discursiva no domingo

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

Brasília, 15/10/2009 – No próximo domingo serão realizadas as provas discursivas do concurso público para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Os 403 candidatos classificados para esta fase disputarão as 100 vagas oferecidas no edital da Escola de Administração Fazendária (Esaf), responsável pela seleção. A etapa seguinte do concurso será de apresentação de títulos. Os aprovados passarão por curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

De acordo com o edital de convocação da Esaf, os locais de aplicação das provas serão divulgados somente no endereço www.esaf.fazenda.gov.br para consulta pelo próprio candidato, durante os três dias que antecederem o certame.

A organizadora avisa que somente o candidato que não conste do cadastro de inscritos, disponível na internet para consulta, deverá comparecer ao endereço indicado no Anexo II do Edital Esaf n. 46/2009, correspondente à localidade para a qual optou por prestar as provas, a fim de inteirar-se do local de aplicação de suas provas.

A primeira fase do concurso foi realizada em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de Brasília. O concurso teve mais de nove mil inscritos.

A remuneração inicial do gestor governamental é de R$ 12.413,65, valor atualizado em 1º de julho deste ano, com base na Lei 11.890/08. O ingresso dos novos gestores – todos com exercício em Brasília – está previsto para 2010.

Pela primeira vez o novo integrante da carreira terá acompanhamento e orientação de tutores durante o estágio probatório – período inicial de exercício no serviço público com duração de três anos.

O cargo de gestor exige alta qualificação para a atuação em setores estratégicos do governo, voltados para o planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de políticas do interesse da sociedade. Atualmente existem 894 gestores em atividade. A carreira dos EPPGGs completa 20 anos em 2009.