Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Brasil sem Miséria será destaque na 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública

Notícias

Brasil sem Miséria será destaque na 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública

publicado:  07/04/2015 15h24, última modificação:  07/04/2015 15h24

 Acordo com o Banco Mundial e as Nações Unidas permitirá disseminação da experiência brasileira

Brasília, 8/3/2013 – Um dos cases de sucesso da Administração Pública Federal a ser apresentado na 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública, o Plano Brasil sem Miséria vai poder ser replicado no restante do mundo, a partir de agora. Isso será possível graças a acordo assinado na terça-feira passada, entre o governo brasileiro, o Banco Mundial e as Nações Unidas.

O acordo, segundo o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, reconhece a condição do Brasil de líder global na redução da pobreza e da desigualdade. “Os avanços apresentados ao longo da última década foram notáveis e o mundo pode obter um grande aprendizado com a experiência brasileira, destacou.

As condições para o compartilhamento da metodologia do Brasil sem Miséria serão asseguradas por meio da Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza, que faz parte da estratégia do Banco Mundial de oferecer soluções compartilhadas em várias áreas de atividades.

BANCO VIRTUAL
Com o acordo feito com o Governo Federal, será criado um banco virtual de informações a ser acessado por governos com o desafio de combater a pobreza. Além desse repositório de conhecimento, que reunirá estudos já realizados pelo Ipea, Banco Mundial e outras instituições sobre o Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Miséria, serão realizadas avaliações e estudos de caso de experiências brasileiras em âmbito nacional, estadual e municipal.

A intenção é examinar o que é determinante para que as ações sejam bem-sucedidas, que inovações adotadas têm potencial de expansão, desafios, dificuldades e lições que podem ser relevantes no Brasil e no mundo. Numa terceira etapa, a Iniciativa pretende reunir opiniões e comentários para encontrar soluções para eventuais problemas de implementação das ações e políticas de redução da pobreza, com base nas experiências do Brasil e de outros países.

Serviço:
1ª Jornada Internacional de Gestão Pública
Dia 13/ 14h/ Painel 5:  Experiências Inovadoras de Governança de Programas de Governo.  “Brasil sem Miséria – uma inovadora tecnologia de gestão social.  Palestrante: Tiago Falcão – secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

Para saber mais sobre programação da jornada, clique aqui