Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Semana de Inovação > Palestrantes

Palestrantes

última modificação:  03/12/2015 15h53

Palestrantes Brasileiros da Conferência Internacional:

Antonio Isidro Filho, Universidade de Brasília (UnB)
Antonio-Isidro-Filho.jpgCoordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia (Nine) da UnB. Com experiência acadêmica e profissional nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão por Competências, Liderança e Desenvolvimento Gerencial. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Gestão e Inovação no Judiciário Brasileiro, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Pessoas no Setor Público da Universidade de Brasília (GePAP) .

Carlos Higino Riveiro de Alencar
carlos-higino-ribeiro.jpgSecretário-Executivo da Controladoria-Geral da União. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo-USP (1994) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2003). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP (2009). Auditor da Receita Federal. Na Secretaria da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, foi Chefe dos Escritórios de Corregedoria de Belém e Fortaleza, da Divisão de Ética e Disciplina, e, Coordenador-Geral de Programação e Logística. Na Controladoria-Geral da União (CGU) foi Assessor do Corregedor-Geral e Corregedor-Geral Adjunto.

Cibele Franzese, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cibele-Franzese.jpgProfessora no Curso de Graduação em Administração Pública e do Programa de Educação Continuada (PEC) da FGV, ministra cursos para servidores públicos nas áreas de Políticas Públicas, Gestão Pública e Reforma do Estado. Como pesquisadora, participa do Centro de Estudo em Administração Pública e Governo (CEAPG), tendo atuado em diferentes pesquisas sobre políticas públicas na esfera subnacional.

Fabiana Ruas, Centro de Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU)
Fabiana-Ruas.jpg
Auditora Federal de Controle Externo há 10 anos e atual diretora do Centro de Pesquisa e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Bacharel em Ciência da Computação e Mineração de Dados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui Mestrado na mesma área, pela UFMG.

Fernando Abrúcio, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Fernando-Abrúcio.jpgProfessor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas desde 1995, ocupando atualmente o cargo de coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. Foi colunista político do Jornal Valor Econômico de 2000 a 2006, e hoje é colunista da Revista Época. Ganhador do Prêmio Moinho Santista de Melhor Jovem Cientista Político Brasileiro e duas vezes vencedor do Prêmio Anpad de melhor trabalho na área de Administração Pública.

Francisco Gaetani, Ministério do Meio Ambiente
francisco-gaetani.jpgSecretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, dedicou-se à Administração Pública, onde ocupou postos tais como: Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, Secretário de Gestão da Secretaria de Gestão – MPOG, Diretor de Formação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Diretor da Escola de Governo de Minas Gerais/Fundação João Pinheiro, Assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG, Gerente de Projetos da Fundação João Pinheiro, entre outros. É Doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE), Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE e com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Gleisson Rubin, Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Gleisson-Rubin.jpg
Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), foi secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e também diretor do Programa Brasil Profissionalizado no Ministério da Educação. Atuou ainda como coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Luis Felipe Bismarchi, SUICE- Superintendência Nacional de Inteligência Corporativa, Estratégia e Inovação da Caixa Econômica Federal
Luis Felipe Bismarchi.jpg
É consultor de Organização e Estratégia - SUICE- Superintendência Nacional de Inteligência Corporativa, Estratégia e Inovação da Caixa Econômica Federal. Bacharel em Administração de Empresas pela FEA-USP Especialista em Gestão Estratégica, Planejamento e Inovação pela University of La Verne, Califórnia/EUA Mestre e Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (PROCAM-USP).

Marcelo L. Tambascia, 3M do Brasil
Marcelo-Tambascia.jpg
Engenheiro Químico graduado pela Unicamp, é especialista em Gestão da Inovação pelo Departamento de Ciências Econômicas da Unicamp. Atua na 3M desde 1981 tendo passado por diversas áreas de manufatura, desenvolvimento de produto, gerência técnica internacional, gerência de tecnologia de produtos e gerência técnica. Atualmente lidera a área de Pesquisas Corporativas da 3M do Brasil e de seu Centro Técnico para Clientes. Presidiu o Instituto 3M de Inovação Social e hoje é membro do Conselho Diretivo.

Marcos Vinícius de Souza, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic)
Marcos-Vinicius-Souza.jpgSecretário de Inovação do Mdic, é servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 2009. Ainda no Mdic foi diretor de Fomento à Inovação. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui especialização em Desenvolvimento de Clusters pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL/ONU) e treinamento em Políticas de Inovação pela Agência de Inovação da Suécia (Vinnova).

Mariano Laplane, Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Sociólogo, formado pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), possuiu mestrado em Master of City Planning, pela University of California at Bekeley (1982), doutorado em ciência econômica pela Unicamp (1992) e pós-doutorado pela University of Oxford (2005). É docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1985 e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp, tendo participado de inúmeros projetos de pesquisa voltados para subsidiar a formulação, a implantação e o monitoramento de políticas industriais e de inovação no país.

Rainério Rodrigues Leite, Tribunal de Contas da União (TCU)
Rainério-Rodrigues.jpg
Secretário-Geral de Controle Externo, do Tribunal de Contas da União (TCU) na Paraíba, ex-secretário-Adjunto de Soluções e Sistemas Corporativos daquele Tribunal. Já coordenou o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).

Renato Simões -   Assessor Especial de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e pós-graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo por três mandatos consecutivos, de 1995 a 2006, além de ter atuado como deputado federal em 2013 e 2014. Foi também Secretário de Movimentos Populares e membro da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores. Assim que a Secretaria de Participação Social for criada, passará a atuar como Secretário desta."

Vagner Diniz
Vagner-Diniz.jpg
Gerente Geral do W3C Brasil, possui profundo conhecimento das melhores práticas de uso da tecnologia da informação e comunicação na gestão pública para desenvolvimento da cidadania, fortalecimento da democracia e melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos. Evangelista de webstandards como poderosa ferramenta de adição de valor no uso da internet.

Virgínia Bracarense Lopes
virgina-bracarense-lopes.jpgDiretora na Central de Compras e Contratações, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Tem experiência no setor público, especificamente na área de recursos logísticos e compras públicas; acompanhamento e assessoramento em contratações; coordenação e acompanhamento de projetos; auxílio nas funções de planejamento e gestão orçamentária/contratual.

Wagner Vilas Boas de Souza
wagner-vilas-boas.jpgSecretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, é bacharel em Ciências Contábeis pela UNEB, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras. Já atuou em diversos órgãos do Poder Executivo Federal desenvolvendo ações de inovação, gestão, planejamento, finanças e controle. Atualmente, atua no planejamento, monitoramento e revisão de programas governamentais e inovações para a educação brasileira.


Palestrantes Estrangeiros da Conferência Internacional

Adrian Brown, Centro para o Impacto Público, Suíça
adrianbrown.jpgDiretor do Centro de Impacto Público, na Suíça, tem mais de 15 anos de experiência em trabalhos de performance e transformação governamental. Tem trabalhos reconhecidos na área de inovação como o "impacto do investimento e o pagamento por resultados". Foi conselheiro político no gabinete do primeiro-ministro inglês, e liderou pesquisa sobre reforma do serviço público no Reino Unido.

Brenton Caffin, Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes (Nesta), Reino Unido
brenton-caffin.jpg
Diretor de Competências para Inovação do Fundo Nacional para Ciência Tecnologia e Artes (Nesta) do Reino Unido. Tem ampla experiência no assessoramento de organizações nacionais e internacionais em questões relacionadas a inovações em políticas sociais e serviços públicos. Foi o primeiro diretor-executivo do Centro Australiano de Inovação Social, entre 2009 e 2012, e ocupou posições de destaque nos governos britânico e australiano.

Juan Felipe López Egaña, Comitê de Inovação Pública, Chile
Juan-Felipe-López.jpg
Diretor-executivo do Comitê de Inovação Pública do Chile. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e Mestrado em Políticas Públicas e Socais pela London School of Economics. Trabalhou em áreas sociais e na implementação de políticas públicas no Chile e no Reino Unido.

Luiz de Mello, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
luiz-de-mello.jpg
Vice-diretor da Diretoria de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Possui mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de Kent (Reino Unido). É graduado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Marco Daglio, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Marco-Daglio.jpg

Gerente do Observatório de Inovação no Setor Público da OCDE. Tem mais de dez anos de experiência em assessoria a países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre reforma do setor público. Dentre os temas que se dedica, destacam-se inovação, prestação de serviços públicos, gestão do conhecimento, e-governo e a participação social.


Maryantonett Flumian, Instituto de Governança, Canadá
Maryantonett-Flumian.jpg
Presidente do Instituto de Governança, é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em áreas da política e da administração pública, tais como mercado de trabalho, armas de fogo, pesca e questões ambientais. Sua pesquisa atual concentra-se em liderança, colaboração, governança e potencial de transformação da tecnologia, principalmente na área de serviços ao cidadão.

Nicholas Gruen, Centro Australiano para Inovação Social (TACSI), Austrália
Nicholas-Gruen.jpg
Diretor do Centro Australiano para Inovação Social (Tacsi) e Open Knowledge Foundation, Austrália. Também foi presidente do Innovation Australia, grupo consultivo que atua nas áreas de inovação pública. Em seu trabalhado com inovação social e política pública, usa a economia como ferramenta de questionamento, em vez de um conjunto de prescrições prontas.

Stéphane Vincent, Laboratório La 27e Région, França
stephane-vincent.jpgCo-fundador e diretor do Laboratório La 27e Région, organização sem fins lucrativos cujo foco é o setor público e a aprimoração de maneiras inovadoras de condução de políticas públicas por meio de design e etnografia. Tem experiência em gestão e inovação, com livros e artigos publicados na área. Uma de suas principais atividades, envolve soluções criativas e abertas para problemas governamentais.

Stephanie Wade, Escritório de Gestão de Pessoas, Estados Unidos
Stephanie-Wade.jpg
Diretora do Laboratório de Inovação do Escritório de Gestão de Pessoas do Governo dos Estados Unidos. Já atuou na iniciativa privada na área de gestão, inovação e estratégia. É graduada pela Harvard Kennedy School of Government.


Thomas Prehn, MindLab, Dinamarca
Thomas-Prehn.jpg
Diretor do MindLab, é estrategista criativo, inovador de negócios e empreendedor aventureiro. Começou na carreira como consultor em estratégia e inovação, e fundou e presidiu empresas como Fast Forward, Blank Market, Shareleap and Viral Change Denmark. Foi professor da IT University of Copenhagen. Tem mestrado em Midia Science e Retórica na Københavns Universitet.

Thuli Radebe, Centro para Inovação no Serviço Público, África do Sul
Thuli-Radebe.jpg
Diretora-presidente do Centro para Inovação no Serviço Público (CPSI), África do Sul. Foi jurada do Prêmio Internacional de Inovação 2010 da Associação de Administração Pública e Gestão da Commonwealth. Em 2010, o Ministério da Administração Pública lançou sua ideia – Innovation Centre Multi-Media – dentro do CPSI.


Wolfgang Drechsler, Escola de Inovação e Governança Ragnar Nurkse, Estônia
Wolfgang-Drechsler.jpg
Professor da Escola de Inovação e Governança Ragnar Nurkse da Universidade de Tecnologia de Tallinn, na Estônia. Foi assessor do governo da Estônia e da Alemanha, além de ter experiência como consultor organizações internacionais, como OCDE, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outros. No campo acadêmico, tem experiência nas áreas de Administração Pública, Tecnologia e Inovação.



Moderadores da Conferência Internacional

Dyogo Oliveira, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
dyogo_oliveira.jpgSecretário-executivo do Ministério do Planejamento, é mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). É também especialista em Comércio Exterior, Negociações Internacionais e Câmbio. Participou da formulação e acompanhamento do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), da Política de Desenvolvimento Produtivo, e do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outras atividades de governo.

Claudio Gastal, Movimento Brasil Competitivo
Claudio-Gastal.jpg
Presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Foi diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo entre 2008 e 2010 e, de 2011 a 2015 foi secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República.


Genildo Lins, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)
genildo_lins.jpgSecretário de Gestão Pública do MP, é especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o cargo de secretário-executivo do Ministério das Comunicações, onde antes foi secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, no período entre 2011 e 2013. Genildo Lins ocupa o cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e é Bacharel em Ciências Jurídicas.

Gianna Sagazio, Confederação Nacional da Indústria (CNI)
gianna_sagazio.jpgDiretora de Inovação da CNI, possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania no curso de Estratégia e Inovação, realizado em parceria com o IEL/CNI. Participa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e coordenou, pelo BNDES, a Iniciativa de Inovação Brasil – Estados Unidos, em conjunto com a ABDI, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho de Competitividade dos Estados Unidos.

Gledson Pompeu, Tribunal de Contas da União (TCU)
Gledson-Pompeu.jpgAssessor Especial para Inovação da Presidência do TCU. Bacharel em Ciência da Computação pela UnB, possui especializações em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV, Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional pela PUC-PR, Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-USP e Auditoria e Controle Governamental pelo ISC/TCU.

José Eduardo Elias Romão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Jose-Eduardo-Elias-Romao.jpgChefe de Gabinete do Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi diretor do Departamento de Justiça e Classificação do Ministério da Justiça, de 2004 a 2008. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos temas que envolvem direitos da criança e do adolescente, transparência, mediação de conflitos, comunicação social, acesso a informação e ouvidoria.

Pedro Luiz Costa Cavalcante, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MP)
Pedro-Cavalcante.jpgDiretor de Programa da Assessoria Especial para Modernização da Gestão. É Doutor em Ciência Política (UnB), e professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PPGA/UnB). Tem experiência na área de Gestão Pública e Ciência Política, atuando principalmente nos temas como inovação em gstão, implementação de políticas públicas, avaliação e monitoramento, federalismo, sistema político e política social.


Arenas de Inovação - Professores Brasileiros

Álvaro Gregório Filho
alvaro-gregorio-filho.jpgConsultor de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, mestre em Educação, Administração e Comunicação. Atua no setor público desde 1981 e criou para o governo paulista o ePoupatempo, o programa de Governo Aberto e, mais recentemente, concebeu o iGovLab. Iniciou em 2010 a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando como coach em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.

Bruno Rondani, Wenovate
bruno-rondani.jpgFundador e diretor-presidente do Wenovate - Open Innovation Center. Atua como mentor e conselheiro de programas de incentivo ao empreendedorismo no Brasil como InovAtiva Brasil, Desafio Brasil, Intel LAR e GP Senai de Inovação. É chairman do Open Innovation Week, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA), pesquisador associado do Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas (GVcepe) e Eisenhower Fellow.

Felipe Ost Scherer
felipe-scherer.jpgCo-fundador da Innoscience - Consultoria em Gestão da Inovação, Felipe Scherer possui MBA Executivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, estratégia, gestão da inovação e cooperação.

Gabriela Flores Caldas Tamura, WeGov
gabriela-tamura.jpgDiretora Administrativa do WeGov, espaço dedicado ao aprendizado e à formação de pessoas na área de inovação em governo. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre 2004 e 2014, foi Coordenadora de Cursos e Eventos do CETEM-SC e atuou como Gestora de Projetos da RESULT Consultoria.

lucas-tavora.jpgLucas Ciabotti Távora, ELO Group
Avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e Gerente da ELO Group, empresa de consultoria e tecnologia. Atua também como instrutor do curso de Formação de Processo e Projetos. Atuou como consultor na área de redesenho de processos, construção de portfólio, construção de cadeias de valor, planejamento estratégico, empreendedorismo e gestão da mudança de negócios.


Arenas de Inovação - Professores Estrangeiros

Adrian Brown, Diretor Executivo do Centro para o Impacto Público, Suíça
adrianbrown.jpg
Diretor do Centro de Impacto Público, na Suíça, tem mais de 15 anos de experiência em trabalhos de performance e transformação governamental. Tem trabalhos reconhecidos na área de inovação como o "impacto do investimento e o pagamento por resultados". Foi conselheiro político no gabinete do primeiro-ministro inglês, e liderou pesquisa sobre reforma do serviço público no Reino Unido.

Anna Sofie Jacobsen, Laboratório de Inovação em Governo Mindlab, Dinamarca
ANNA-SOFIE-JACOBSEN.jpgGerente de Projetos no Laboratório de Inovação em Governo MindLab (Dinamarca). Trabalha no desenvolvimento e implementação de políticas centradas no usuário. Atuou junto ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), e em vários cargos no Ministério dos Negócios e Crescimento dinamarquês.Também foi gerente de projeto para o Copenhagen Jazz Festival.

Danny Buerkli, Centro para o Impacto Público, Suíça
Danny_Buerkli.jpgConsultor do Centro para Impacto Público. Também atuou como consultor de estratégia para o Boston Consulting Group, em Berlim. Trabalhou com grupos de reflexão internacionais na Inglaterra e Suíça, com foco no impacto de políticas de segurança pública. Trabalhou com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para melhorar campos de refugiados utilizando o método design thinking e atuou como assessor de políticas públicas.

Stéphane Vincent, Laboratório La 27e Région, França
stephane-vincent.jpgCo-fundador e diretor do Laboratório La 27e Région, organização sem fins lucrativos cujo foco é o setor público e a aprimoração de maneiras inovadoras de condução de políticas públicas por meio de design e etnografia. Tem experiência em gestão e inovação, com livros e artigos publicados na área. Uma de suas principais atividades, envolve soluções criativas e abertas para problemas governamentais.