Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Notícias > Modelo de compra direta de passagens aéreas disputa prêmio de gestão pública

Notícias

Modelo de compra direta de passagens aéreas disputa prêmio de gestão pública

Iniciativa representa desconto médio de 21,1% nos gastos

publicado:  19/08/2015 16h39, última modificação:  20/08/2015 11h08

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) apresentou, nesta quarta-feira (19), no 21º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), o trabalho eleito como um dos finalistas ao prêmio de excelência 2015, intitulado “O case de grande retorno do sistema de emissão de passagens aéreas”. A apresentação foi realizada pela chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão (Asege) do MP, Vânia Vieira, e pelo coordenador de Sistemas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do MP, Yuratan Bernardes.     

Durante a apresentação, a chefe da Asege expôs o novo modelo de aquisição de passagens aéreas em que a compra de bilhetes é realizada diretamente pelos órgãos, sem o intermédio das agências de viagem. O novo modelo apresenta vantagens como desconto médio de 21,1% em relação aos bilhetes emitidos por agências de viagens, com uma economia potencial anual de R$ 55 milhões. O sistema permite a aplicação de descontos mínimos de 3% a 5% sobre os valores das passagens e ainda reserva de assentos com manutenção das tarifas por até 72 horas, entre outras vantagens.

Vânia acredita que o evento é uma ótima oportunidade para mostrar que é possível inovar dentro do setor público, promovendo a melhoria da qualidade e do controle do gasto público. “A inovação gerada com o novo modelo proporcionou a otimização do processo de emissão de bilhetes aéreos, uma maior transparência sobre os valores pagos e um maior controle do processo, tendo em vista que as compras são feitas em um único sistema por meio do Cartão de Pagamentos do governo federal criado especificamente para esta finalidade”, destacou.

Atualmente, mais de 240 órgãos já utilizam a compra direta de passagens, contabilizando mais de 50 mil bilhetes emitidos desde o início do projeto, em agosto de 2014.

Software Público Brasileiro

Outra iniciativa do MP que pode ser premiada pelo Conip é o Portal do Software Público Brasileiro, que disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade de pagamento de licenças (saiba mais). O Conip 2015 ocorre na cidade de São Paulo até 20 de agosto. Acesse a programação do evento