Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Notícias > Iniciativas do Planejamento ganham prêmio de Boas Práticas da CGU

Notícias

Iniciativas do Planejamento ganham prêmio de Boas Práticas da CGU

Portal de Dados Abertos e Modelo de Compra Direta de Passagens foram contemplados na terceira edição do evento

publicado:  09/12/2015 15h51, última modificação:  09/12/2015 15h53

Duas iniciativas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) foram premiadas no 3° Concurso de Boas Práticas, nesta quarta-feira (9), promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Ministério da Justiça e realizado no Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Durante a abertura do evento, o secretário executivo substituto do MP, Guilherme Estrada, se disse muito satisfeito com as premiações recebidas pelo Planejamento e afirmou que o ministério vai continuar promovendo iniciativas dignas de prêmio. “Estaremos nos próximos concursos com outros projetos e outras atividades ajudando a administração pública a melhorar sua gestão e a entrega de serviços à população com maior eficiência no dispêndio público”, afirmou Estrada.

Dados Abertos

O Portal Dados Abertos, que disponibiliza dados da administração pública para toda a sociedade foi premiado na categoria Aprimoramento das Atividades de Auditoria. "O portal é uma plataforma em que todos os dados estão em formato aberto. Com isso, os disponibilizamos para a sociedade e aumentamos a transparência na gestão pública", explicou o secretário de Tecnologia, Logística e Informação do MP, Cristiano Heckert.

Segundo ele, os dados são úteis principalmente para serem trabalhados por pesquisadores, instituições acadêmicas, empreendedores que podem utilizá-los para gerar produtos e serviços de valor agregado para a sociedade.

Compra de Passagens Aéreas

O modelo de Compra Direta de Passagens Aéreas, que permite que órgãos compre as passagens diretamente das empresas aéreas e não mais por meio de agências de viagens, com um desconto médio de 3% no valor do bilhete. foi premiado na categoria Aprimoramento dos Controles Internos.

“Essa premiação vem confirmar o acerto da tomada de decisão em inovar no processo de compra de passagens aéreas conferindo a esse processo mais simplicidade, dinamismo e eficiência e qualificando os resultados econômicos em favor da administração pública”, afirmou o diretor-adjunto da Central de Compras, Valnei Batista.

O Prêmio de Boas Práticas visa estimular e reconhecer propostas do Poder Executivo Federal que contribuem para melhorar a gestão pública. As iniciativas, desenvolvidas por equipes do próprio governo, buscam fortalecer os controles internos; promover transparência; e aprimorar apurações disciplinares.