Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Notícias > Governo federal apresenta experiências de sucesso em gestão pública

Notícias

Governo federal apresenta experiências de sucesso em gestão pública

publicado:  28/08/2013 17h54, última modificação:  12/06/2015 18h18

Dados Abertos, Transparência e Cidadania será o primeiro tema do ciclo de eventos. 

Brasília, 28/8/2013 - No próximo dia 3 de setembro, o Ministério do Planejamento (MP) inicia o ciclo de eventos Gestão em Destaque, que irá abordar, mensalmente, experiências de sucesso desenvolvidas pelo Governo Federal para a melhoria da gestão pública. 

A iniciativa permitirá conhecer e entender melhor o desenvolvimento de práticas que têm impacto positivo e direto na vida dos cidadãos. O público-alvo é formado por técnicos e gestores do governo; empresários; professores e estudantes universitários; e colaboradores da sociedade civil. 

Para Valter Correia, Chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão (ASEGE), apresentar as experiências de sucesso do Governo Federal permitirá multiplicar os resultados alcançados. “Ao compartilhar as práticas de aprimoramento da gestão pública, estamos induzindo sua reaplicação em outros contextos e segmentos, estimulando novas iniciativas e, assim, trabalhando para responder às demandas da sociedade brasileira, observa Correia. 

O Gestão em Destaque pretende disseminar conceitos e iniciativas, e ampliar a compreensão dos servidores públicos sobre as ações de modernização da gestão que têm sido empreendidas pelo Governo Federal. Para isso, trará sempre a apresentação da experiência por um de seus protagonistas e um comentarista convidado, além de abrir o debate com o público. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a cada edição do evento pelo site gestaoemdestaque.gov.br. Os encontros, com duração de duas horas, acontecerão no Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios, Bloco K, em Brasília. 

Dados Abertos, Transparência e Cidadania 

A primeira edição do Gestão em Destaque apresentará a experiência de Dados Abertos do Governo Federal. O tema será apresentado por Miriam Chaves, diretora de programas do Ministério do Planejamento, e terá Vagner Diniz, gerente regional do W3C Brasil, como comentarista convidado. 

A disponibilização em formato aberto permite a leitura automática dos dados por diferentes sistemas, propiciando usos diversos, tais como o desenvolvimento de aplicativos pela sociedade. 

A política brasileira de dados abertos tem como objetivos fundamentais a promoção da transparência e da participação social, o desenvolvimento de novos e melhores serviços, e o aumento da integridade pública. O fomento tecnológico, por meio de dados abertos, é também um dos pilares para o desenvolvimento de um governo mais aberto, transparente e responsável, e de um país mais competitivo. 

Serviço:
Gestão em Destaque: Dados Abertos, Transparência e Cidadania

Data: 03/setembro/2013
Horário: das 9h às 11h30
Local: Ministério do Planejamento, Bloco K
Informações: gestaoemdestaque.gov.br