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Encontro no MP apresenta práticas positivas de gestão pública

publicado:  02/09/2013 11h40, última modificação:  12/06/2015 18h18

Os cases que serão apresentados no ciclo de eventos fazem parte da Agenda de Ações para Modernização e Melhoria da Gestão Pública

Brasília, 2/9/2013 – A essência do serviço público é atender ao cidadão de forma cada vez melhor e buscando a otimização dos recursos. Para difundir práticas com essas características, começa nesta terça-feira (dia 03 de setembro) o ciclo de eventos Gestão em Destaque, que apresentará práticas de sucesso do governo federal que têm impacto direto na vida da sociedade. Participam técnicos e gestores do governo; empresários; professores e estudantes universitários; e colaboradores da sociedade civil.


Fotos:Ilkens Souza/Divulgação

Os cases que serão apresentados no ciclo de eventos fazem parte da Agenda de Ações para Modernização e Melhoria da Gestão Pública elaborada em 2011 pela Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade. Para coordenar as ações dessa agenda o Ministério do Planejamento criou a Assessoria Especial para Modernização da Gestão (Asege), área responsável pelo suporte metodológico na gestão de projetos, apoio ao planejamento, acompanhamento dos cronogramas, produtos e resultados de cada projeto.

A Agenda de Ações para Modernização e Melhoria da Gestão Pública contempla um portfólio de projetos relacionados a temas e áreas estratégicas do governo organizados em três eixos: melhorias da entrega de serviços à população e às empresas, da eficiência do gasto, e da governança e da gestão de meios.

Para o chefe da Asege, Valter Correia, as ações no avanço da entrega de serviços pretendem ampliar e agilizar o acesso dos cidadãos a serviços públicos com qualidade e buscam ainda agilizar e qualificar os serviços públicos direcionados às empresas, com impacto na competitividade do País.

“Neste eixo temos projetos como os de melhoria da gestão dos aeroportos para facilitar a vida dos passageiros, a instituição de Carta de Serviços dos órgãos federais, a desburocratização do processo de abertura e de encerramento de empresas, e o sistema para unificação da prestação de informações sociais trabalhistas pelas empresas, entre outros, explica Correa.

Sobre a eficiência do gasto público, o assessor especial da Asege ressalta o trabalho que vem sendo realizado na  qualidade de gastos da folha de pagamento e no projeto da central de compras do governo federal com o objetivo de agilizar o processo de compras a menores custos. “Estamos montando uma central onde vamos ganhar em escala, padronização, qualificação dos fornecedores e, obviamente, fazer uma economia bastante significativa, observa Valter Correa.

Na melhoria da governança e da gestão de meios, destaque para o trabalho feito em todos os ministérios para institucionalizar o planejamento estratégico. “Além disso, os processos de trabalho com maiores impactos na vida dos cidadãos e na competitividade do País serão melhorados, a partir de uma abordagem unificada, finaliza.

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