Dados Abertos

publicado:  01/10/2014 11h54, última modificação:  12/06/2015 18h18

Data: 03/09/2013
Horário: 9h às 11h30
Local: Ministério do Planejamento, Bloco K, auditório. 

Transparência e Cidadania

A primeira edição do Gestão em Destaque apresentou a experiência de Dados Abertos do Governo Federal. O tema foi apresentado por Miriam Chaves, diretora de programas do Ministério do Planejamento, e teve Vagner Diniz, gerente regional do W3C Brasil, como comentarista convidado.

A disponibilização em formato aberto permite a leitura automática dos dados por diferentes sistemas, propiciando usos diversos, tais como o desenvolvimento de aplicativos pela sociedade. 

A política brasileira de dados abertos tem como objetivos fundamentais a promoção da transparência e da participação social, o desenvolvimento de novos e melhores serviços, e o aumento da integridade pública. O fomento tecnológico, por meio de dados abertos, é também um dos pilares para o desenvolvimento de um governo mais aberto, transparente e responsável, e de um país mais competitivo.


Apresentação de experiência
MIRIAM CHAVES
Doutora em Telecomunicações pela PUC/RJ, Diretora de Programas do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica/MCT. Trabalhou também na Subchefia de Articulação e Monitoramento/CC, no Núcleo de Informação da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Slides da apresentação

Convidado especial
VAGNER DINIZ
Gerente do W3C Brasil na área do Comitê Gestor da Internet, para cuidar de padrões que garantam uma web de todos e para todos. Recentemente, vem trabalhando com maior foco no pós-dados abertos. É engenheiro eletrônico não praticante, tem pós-graduação na Universidade de Genebra e Mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. 
Slides da apresentação