Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Empresas Estatais > Notícias > Planejamento promove seminário para aumentar intercâmbio entre Dest e estatais

Notícias

Planejamento promove seminário para aumentar intercâmbio entre Dest e estatais

publicado:  24/05/2011 10h25, última modificação:  13/07/2015 17h26

Brasília, 24/5/2011  - O Ministério do Planejamento promove quarta e quinta-feira, por meio do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), o Seminário Programação Orçamentária 2012.

O encontro é destinado a técnicos de empresas estatais federais, de suas subsidiárias e controladas, e de entidades e órgãos vinculados à administração pública federal direta e indireta que desempenhem atividades relacionadas ao Orçamento de Investimento (OI) e ao Programa de Dispêndios Globais (PDG).

Segundo o diretor do Dest, Murilo Barella, o objetivo do seminário é tornar mais transparente e participativo o processo de elaboração da proposta orçamentária das empresas estatais, especialmente a operacionalização do novo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). “A intenção é promover um intercâmbio maior entre o Dest e as empresas estatais federais, afirma, lembrando que o evento conta também com a participação das Secretarias de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e Orçamento Federal (SOF).

Barella destaca que, ao assumir pela primeira vez a direção do Dest, em 2008, a relação entre o departamento e as estatais era distante. Assim, resolveu desenvolver uma política de aproximação. “O seminário servirá não só para alinhavar detalhes nesse sentido, como também para mostrar que a transição para o atual governo não emperrou os processos de investimento e custeio, e ainda que a burocracia está dando conta do papel demandado, acrescenta.

Além de orientar tecnicamente as estatais e demais entes envolvidos nesse processo, o seminário vai enfatizar a articulação do PDG e do OI com as diretrizes macroeconômicas do Governo Central (superávit primário, PIB, câmbio, juros, dívida pública, Plano Plurianual etc), em conjunto com a SPI e a SOF.

Seminário Programação Orçamentária 2012 – Dias 25 e 26 no auditório do bloco K. Veja programação