Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Empresas Estatais > Notícias > Dest reúne estatais para debater estrutura de pessoal na área de TI

Notícias

Dest reúne estatais para debater estrutura de pessoal na área de TI

publicado:  07/04/2015 09h53, última modificação:  13/07/2015 17h51
Foto: Francisca Maranhão

Foto: Francisca Maranhão

Do total de funcionários alocados pelas estatais nessa área, apenas 1% estão na condição de "agentes externos"

O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Dest, órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, reuniu hoje no auditório do Bloco K representantes de empresas estatais federais  e de ministérios setoriais para tratar de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a estrutura de pessoal nas áreas de Tecnologia da Informação (TI).  A reunião foi conduzida pelo diretor-substituto do Dest, Noel Giacomitti.

Recentemente, esse órgão de controle determinou que o Dest elaborasse plano de ação com a definição de cronograma para substituição gradativa dos "agentes externos", isto é, trabalhadores que atuam nas empresas na condição de requisitados, temporários ou terceirizados.

Das 58 empresas que responderam ao questionário do Dest, apenas 21 identificaram agentes externos, num total de 101 trabalhadores. Esse número representa 1,04% do total de 9.729 funcionários alocados pelas estatais na área de TI.

Das empresas que têm agentes externos, 10 já apresentaram cronograma, enquanto as outras 11 acreditam que é necessária a manutenção desses funcionários, em vista da diversidade de situações que não permitiria tratar a questão de TI uniformemente sem causar distorções e prejuízos.