Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Desenvolvimento > Parcerias Público-Privadas > Referências > Entidades Multilaterais

Entidades Multilaterais

publicado:  08/01/2014 11h56, última modificação:  12/06/2015 12h40

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento - O BID é entidade de financiamento de projetos para redução da pobreza e desigualdade em países da América Latina e Caribe. Possui atuação decisiva na promoção e financiamento das parcerias público-privadas dos países nos quais desenvolve projetos.

EIB - European Investment Bank - O EIB é o banco da União Europeia. Oferece financiamentos e expertise para projetos de investimento que se alinhem às políticas da União Europeia. A página sobre PPPs redireciona para o EPEC European PPP Expertise Centre.

EIB in the Mediterranean - O EIB in the Mediterranean é programa dedicado ao desenvolvimento socioeconômico de países não-europeus no mediterrâneo. Uma de suas linhas de atividades é o “Path to PPPs, programa regional de assistência técnica para modernização do processo de decisão do investimento público envolvendo concessões e parcerias público-privadas.

EPEC – European PPP Expertise Centre - O EPEC é iniciativa conjunta do EIB European Investment Bank, da Comissão Europeia e dos países-membros da União Europeia. O EPEC ajuda a fortalecer a capacidade de seus membros a participar de parcerias público-privadas.

FUMIN – Fundo Multilateral de Investimentos - O FUMIN patrocina o crescimento econômico e a redução da pobreza na América Latina e Caribe pelo incentivo ao investimento e apoio ao desenvolvimento privados. A página sobre PPPs fornece informações sobre os serviços de consultoria em parcerias público-privadas prestados pelo FUMIN.

IFC - International Finance Corporation - O IFC é entidade multilateral que oferece diretamente assessoria a governos na estruturação de parcerias público-privadas.

PPIAF – Public-Private Infrastructure Advisory Facility - O PPIAF tem por objetivo agir como catalizador da participação privada nos mercados emergentes. Oferece assistência técnica a governos para apoiar a criação de ambiente de negócios adequado para a provisão de serviços de infraestrutura básica ao setor privado.

UNDP – United Nations Development Programme - O PPPSD (Public-Private Partnerships for Service Delivery) é iniciativa do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que busca ampliar o acesso da população carente a serviços básicos como água, energia, saúde, coleta de resíduos.

UNECE – International PPP Centre of Excelence - O Public-Private Partnerships Initiative da UNECE é programa que tem por principal objetivo desenvolver a capacidade dos governos de identificar, negociar, gerenciar e implementar projetos bem-sucedidos de PPP por meio da troca de experiências e conhecimentos dentre os Estados-Membros.

UN ESCAP – United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific - O UNESCAP apoia as parcerias público-privadas como meio de se viabilizar infraestrutura pública. Sua página sobre PPPs é bastante completa e oferece muitos materiais de referência.

World Bank PPP in Infrastructure Resource Center - O PPPIRC Public-Private Partnership in Infrastructure Resource Center for Contracts, Laws and Regulation apresenta modelos de contratos de PPP e concessões, checklists, modelos de cláusulas e termos de referência, matrizes de risco, exemplos de leis e regulamentos aplicáveis, bem como estudos, pesquisas e relatórios sobre PPPs no mundo inteiro.