Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Concursos > Notícias > Planejamento e Enap premiam projetos de inovação em gestão pública

Notícias

Planejamento e Enap premiam projetos de inovação em gestão pública

publicado:  09/04/2014 15h40, última modificação:  28/05/2015 09h29

O primeiro lugar ficou para o projeto e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão da CGU

Brasília, 09/04/2014 - O Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizaram, nesta terça-feira (08), a cerimônia de premiação do 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Dez iniciativas foram premiadas com viagens técnicas internacionais, bolsas de estudo e cursos da Enap.


1º lugar - Projeto e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, da CGU / Foto: Francisca Maranhão/MP

Durante a premiação a secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon, afirmou que o papel do Estado é de coordenar e induzir o desenvolvimento sustentável com justiça social. "Para cumprir esse objetivo é preciso enfrentar o desafio da inovação da gestão com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços públicos e dos investimentos", disse.

O presidente da escola, Paulo Carvalho, destacou a importância do prêmio para a administração pública. "Incentivar a inovação na gestão em organizações do governo federal e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, dando visibilidade às iniciativas premiadas e inspirando outras experiências inovadoras", explicou Carvalho. Durante a cerimônia foi lançada a 19ª edição do Concurso.

Iniciativas premiadas

O projeto e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão conquistou o primeiro lugar e foi contemplado com viagem internacional para a França. O projeto surgiu para facilitar e desburocratizar o envio das solicitações e respostas no âmbito da Lei de Acesso à Informação (LAI), por meio de um sistema único, disponível na web e de fácil acesso ao cidadão. Desenvolvido pela Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, da Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema já registrou mais de 100 mil pedidos de acesso à informação direcionados a 281 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Em segundo lugar, a prática Enem - Da Crise em 2009 ao Novo Modelo de Monitoramento de Processos e Gestão de Riscos, foi premiada com viagem internacional para a França. O projeto faz um mapeamento e gestão de riscos com o objetivo de precisar o impacto em cada atividade executada antes, durante e depois do Enem.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi premiado com o terceiro e quarto lugar, com as iniciativas Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e Programas do MDS e Plano Brasil Sem Miséria, respectivamente. A primeira foi agraciada com viagem internacional para a França e a quarta com viagem internacional para um país da América Latina.

A prática inovadora Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, conquistou a quinta colocação e o direito de ir para a Noruega. O sexto lugar foi contemplado com uma bolsa de estudos para o Curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP. As outras quatro colocações foram contempladas com vagas em curso de Desenvolvimento Gerencial, promovido pela Escola.

Nesses 18 anos o Prêmio tem cumprido seu objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal. Nesse período, foram 1.696 práticas inscritas e 341 vencedoras. Para saber mais acesse o site do concurso.