Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Internacionais > Notícias > Planejamento discute na China criação de fundo para obras de infraestrutura

Notícias

Planejamento discute na China criação de fundo para obras de infraestrutura

Secretário de Relações Internacionais esteve no país para encontros com investidores

publicado:  29/10/2015 18h31, última modificação:  29/10/2015 18h31
 
O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cláudio Puty, está em visita à China. Na agenda da viagem, que se encerra nesta quinta-feira (29), houve reuniões com o ministro-adjunto de Comércio, Zhang Xiangchen, e com o economista-chefe do Banco Popular da China, Ma Jun. Puty também teve encontros com investidores e empresários chineses durante a viagem.  
 
Um dos principais pontos de pauta da visita é a criação do Fundo Bilateral Brasil-China de Investimento e de Cooperação em Capacidade Produtiva, cujo objetivo é possibilitar a participação de empresas chinesas em projetos de infraestrutura brasileiros. Entre os principais interesses dos chineses estão os investimentos no setor de energia, de infraestrutura e de transportes, como por exemplo a Ferrovia Biocêanica.
 
Ferrovia Biocêanica
 
A ferrovia está prevista no Programa de Investimentos em Logística (PIL) e será uma rota estratégica para o escoamento da produção brasileira via Oceano Pacífico para os mercados asiáticos. Especialistas brasileiros, chineses e peruanos já estão trabalhando na elaboração do estudo de viabilidade do projeto, que deverá ser concluído até maio de 2016. Com este cronograma, o governo brasileiro estima lançar editais para o início das obras de trechos da ferrovia no segundo semestre do ano que vem.