Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Internacionais > Notícias > Planejamento abre ciclo de seminários sobre infraestrutura

Notícias

Planejamento abre ciclo de seminários sobre infraestrutura

Primeiro de oito eventos debateu integração latino-americana

publicado:  27/04/2016 12h30, última modificação:  27/04/2016 17h06
 

“O Estado tem um papel fundamental na promoção de investimentos em infraestrutura. Com esse ciclo de seminários, iremos ampliar o debate, treinar servidores das esferas federais e estaduais e trocar experiências juntamente com a cooperação internacional”, disse o secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (Seain/MP), Flávio Basílio, na abertura do seminário sobre ‘Infraestrutura e Parcerias para o Desenvolvimento: Formação em Alianças Público-Privadas’, nesta quarta-feira (27). O evento reuniu mais de cem pessoas no auditório Celso Furtado do MP e foi promovido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
 
Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento 

Este é o primeiro encontro de uma série de oito seminários marcados para ao longo do ano (veja programação). Os seminários têm como objetivo proporcionar uma visão aprofundada sobre os projetos de infraestrutura, os desafios e impactos, análises financeiras e de riscos, bem como compartilhar experiências com Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento (APPDs).
 
A primeira edição do evento debateu a integração latino-americana. Presente a abertura do seminário, o diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Carlos Mussi, avaliou que os países do continente têm vários desafios em comum para recuperar e sustentar o crescimento. “Há uma necessidade de investir e estimular e de participação no setor privado e público. Além disso, a parceria público-privada traz bons resultados”, disse.
 
“Para o BID, as alianças público-privadas são prioridade, pois o aumento de investimento em infraestrutura e modernização na prestação de serviços são estratégicos. Considerando o objetivo de promover o desenvolvimento econômico social e institucional do país, estas alianças são importantes para a implementação de políticas públicas”, destacou ainda o chefe de operações do BID, Santiago Schnerider.

A diretora de formação da Enap, Maria Stela Reis, informou que a instituição investe, desde 2012, no programa de formação para capacitar sobre a gestão de projetos em infraestrutura. “A escola busca enfrentar os desafios de gestão nos investimentos públicos”, afirmou. O programa de capacitação da Enap conta com três focos: planejamento dos investimentos de infraestrutura, formas de financiamento e execução de obras, e cursos destinados as carreiras estratégicas do Estado.
 
No seminário, houve ainda o lançamento do segundo volume do livro ‘Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento (APPDs): Experiências Brasileiras e Desafios para o Fortalecimento de Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento’, apresentado pela especialista sênior em Gestão Fiscal e Municipal do BID, Ana Lúcia Paiva. 



Saiba mais: