Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Internacionais > Notícias > Fundo da ONU destaca superação da pobreza rural e boa gestão de recursos naturais

Notícias

Fundo da ONU destaca superação da pobreza rural e boa gestão de recursos naturais

Fida avaliou seis projetos financiados no Brasil

publicado:  22/10/2015 17h48, última modificação:  23/10/2015 14h36

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do governo brasileiro se reuniram, nesta quinta-feira (22), no ‘Seminário Mesa-Redonda Nacional: Avaliação do Programa do Fida no Brasil’, em Brasília, para avaliar os seis projetos apoiados pela entidade no Brasil, no período entre 2008 e 2014. O Fida integra o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) e financia projetos de assistência técnica rural e de reforma agrária.

Foto: Clésio Rocha/Ministério do Planejamento

Durante a abertura do evento, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cláudio Puty, reafirmou a contribuição do governo federal com o processo de avaliação para que “a estratégia para o período seguinte seja tão vitoriosa quanto a dos últimos anos”, considerou.

O diretor do escritório independente de avaliação do Fida, Oscar Garcia, destacou que a avaliação é positiva e teve como destaques a gestão de recursos hídricos. “Os projetos estão mostrando redução da pobreza rural, mais acesso às famílias e uso mais sustentável dos recursos naturais”, afirmou.

A parceria do Fida-Brasil já dura 30 anos, resultou em um investimento de US$ 825 milhões e já permitiu a realização de projetos bem-sucedidos como Gente de Valor, Sertão e Dom Helder Câmara, beneficiando mais de 360 mil famílias rurais pobres.

A secretária estadual de mulheres trabalhadoras da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Rosângela Moura, avaliou que os projetos financiados pelo Fida ajudam o governo federal a promover uma mudança de quadro social. “Temos conseguido sair dessa extrema pobreza, mas agora precisamos fortalecer cada vez mais esses projetos para que a gente faça parte do elo de produção e possa se inserir no mercado de trabalho”, comentou.

Recomendações

O relatório de avaliação do Fida traz a recomendação de que o Brasil concentre mais operações nas atividades agrícolas de pequenos agricultores, como diálogos sobre políticas, construção de parcerias e Cooperação Sul-Sul (do Brasil com demais países da América Latina e África).