Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Internacionais > Notícias > Brasil e EUA assinam acordo para desenvolvimento da infraestrutura

Notícias

Brasil e EUA assinam acordo para desenvolvimento da infraestrutura

Documento prevê cooperação para promover investimentos no setor

publicado:  31/03/2016 18h17, última modificação:  31/03/2016 18h17
 
O governo brasileiro firmou, nesta quinta-feira (31), memorando de cooperação com os Estados Unidos para promover a cooperação técnica e a troca de experiências entre os dois países e incentivar parcerias comerciais e investimentos em infraestrutura. O documento foi assinado pelos ministros, Valdir Simão, do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), e Mauro Vieira, das Relações Exteriores (MRE).
 
Em Washington (EUA), Mauro Vieira, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, se reuniram, nesta quinta-feira (31), com a secretária norte-americana de Comércio, Penny Pritzker, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento e Comércio (USTDA), Leocadia Zak, que assinaram o documento em nome do governo dos EUA.
 
Para o acompanhamento dos termos do memorando será criado um grupo de trabalho bilateral com a participação de representantes dos governos e do setor privado dos dois países. O grupo, além de fortalecer o intercâmbio entre as partes, facilitará a discussão sobre potenciais financiamentos de longo-prazo e irá se reunir uma vez por ano, alternando entre os dois países.
 
A assinatura do memorando para desenvolvimento da infraestrutura faz parte de uma série de ações de facilitação comercial entre os dois países. No início da semana, outros encontros estratégicos, como a reunião da Comissão Conjunta sobre Relações Econômico-Comerciais e o encontro na Câmara de Comércio dos EUA, com empresários brasileiros e americanos, debateram a criação de medidas para uma convergência regulatória que reforce o comércio bilateral.