Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Econômicos > Notícias > Mantega diz que redução de juros virá no momento certo - 21/05/2003

Notícias

Mantega diz que redução de juros virá no momento certo - 21/05/2003

publicado:  07/04/2015 11h27, última modificação:  07/04/2015 11h27

Brasília, 21/05/2003 - O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, disse em entrevista coletiva durante assinatura de convênio para redução de custos, que a redução de juros será feita no momento certo. Segundo o ministro, o Banco Central faz estudos cotidianos das tendências inflacionárias e nas reuniões da Câmara de Política Econômica apresentam fundamentos sólidos para a tomada das decisões.

Então, disse Mantega, "achamos que o COPOM terá a sensibilidade para saber em que momento a inflação foi totalmente debelada e os juros podem começar a cair. O que eu posso afirmar é que isso vai acontecer porque isso faz parte do nosso projeto, reduzir os juros para poder aumentar investimento - mas isto tem que ser feito no momento certo, sem precipitações".

O Ministro afirmou que o Brasil viveu um momento bastante delicado nos últimos tempos, mas o governo Lula conseguiu conquistar uma credibilidade que muitos duvidavam. Mantega disse que "não se pode jogar isso pela janela dando passos precipitados".

Mantega reafirmou que a inflação dá sinais firmes de que está caindo, mesmo que ainda não seja de forma satisfatória, refletindo a queda do dólar que era um dos principais componentes da pressão inflacionária.

"As condições favoráveis estão se estabelecendo. A questão então é ter um pouco mais de paciência. Estamos caminhando na direção certa", finalizou o Ministro do Planejamento.