Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos Econômicos > Notícias > Brasil debate comércio e desenvolvimento em fórum internacional

Notícias

Brasil debate comércio e desenvolvimento em fórum internacional

publicado:  07/04/2015 11h27, última modificação:  07/04/2015 11h27

O fórum da Unctad é realizado anualmente para discutir meios de aprimorar o desenvolvimento e o crescimento mundial

Brasília, 18/9/2013 – A Assessora Econômica Chefe do Ministério do Planejamento, Esther Dweck, participou nesta quarta-feira (18) do fórum anual da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em Genebra, para discutir o Relatório de Comércio e Desenvolvimento - TDR, que teve como tema este ano "Ajustando-se às mudanças na dinâmica da economia mundial".

Um dos pontos abordados na reunião foi à dependência dos países em desenvolvimento em relação as suas exportações como motor do crescimento, o que no cenário atual pode gerar dependência e vulnerabilidades da economia.  A solução apontada pela Unctad seria aumentar a importância da demanda interna como motor do desenvolvimento e enfatizar o comércio sul-sul. O que não se empregaria ao Brasil, que desde o governo Lula priorizou a demanda interna, porém com uma sólida posição internacional, para promover o desenvolvimento do País, que se tornou credor externo líquido com saldos importantes na balança comercial.

A assessora Esther Dweck participou do painel: "Estratégias de Desenvolvimento numa Economia Globalizada", onde falou sobre as conquistas e desafios do modelo brasileiro de crescimento, puxado pela demanda doméstica. Esther apresentou aspectos econômicos brasileiros, como o crescimento acelerado e sustentável da economia de 2004 a 2010, a melhora na distribuição de renda, redução da vulnerabilidade do país perante o mercado exterior, incremento de programas sociais e crescimento do salário mínimo.

A Unctad reúne 194 países, do Afeganistão ao Zimbabwe e tem como objetivo principal, aumentar ao máximo as oportunidades de comércio, investimento e progresso dos países.