Você está aqui: Página Inicial > aedes > notícias > Servidores são capacitados sobre prevenção ao vírus da Zika

Notícias

Servidores são capacitados sobre prevenção ao vírus da Zika

COMBATE AO MOSQUITO

publicado:  11/04/2016 16h34, última modificação:  11/04/2016 18h33

Enap e Avasus oferecerem cursos a distância

Dias de mobilização nacional, campanhas de sensibilização, convocação da população e cursos de orientação. Estas são algumas iniciativas do Governo para combater o aumento dos números do Zika Vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo que transmite Dengue e Chicungunya.

As ações também têm como objetivo envolver os servidores da Administração Pública Federal e, por isso, uma página na internet foi criada para trazer informações sobre cursos, notícias e material de divulgação da campanha nacional #ZikaZero.

Detectado pela primeira vez no país ano passado, o Zika vírus vem se disseminando rapidamente, sendo apontado como possível causa do surto de microcefalia em bebês e, também, do aumento na incidência da Síndrome de Guillain-Barré.

Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realiza capacitações sobre o combate ao Aedes Aegypti. As ações tiveram início com a disponibilização de uma versão piloto do Quiz #ZikaZero a todos os servidores, funcionários terceirizados e estagiários da escola. O quiz avalia conhecimentos sobre a doença e dá dicas sobre como identificar os sintomas e é produzido em Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Ministério da Saúde (MS) e Universidade de Brasília (UnB).

A escola lançou, nesta semana, a terceira versão do Quiz #ZikaZero, que traz ainda uma vídeo-aula sobre o tema disponível a todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal. A vídeo-aula é ministrada pela bióloga Tatiana Mingote, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.

Avasus

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (Avasus) oferece o curso Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti. Com duração de 22 horas, ele aborda aspectos gerais e práticos de combate ao mosquito. Para participar, os interessados devem acessar a página do Avasus e realizar um cadastro prévio.

UNA-SUS

Lançado em fevereiro deste ano, o curso online “Zika: abordagem clínica na atenção básica”, oferecido pela Universidade Aberta do SUS, qualificou profissionais da saúde na assistência aos pacientes. O conteúdo foi composto por atividades interativas, estudo de casos-clínicos, vídeos com especialistas e entrevistas. Quem perdeu a data de inscrição pode ter acesso a todo material da capacitação, por meio da biblioteca virtual, que reúne livros e vídeos sobre o tema.