Você está aqui: Página Inicial > aedes > notícias > Mobilização Nacional da Educação Zika Zero vai ao Instituto Federal de Brasília

Notícias

Mobilização Nacional da Educação Zika Zero vai ao Instituto Federal de Brasília

Ministro Valdir Simão participou de atividades com alunos do ensino técnico

publicado:  19/02/2016 19h31, última modificação:  19/02/2016 19h43
Ministro Valdir Simão no Instituto Federal Brasília 1
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) participou nesta sexta-feira (19) da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. O encontro aconteceu no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus de Samambaia, no Distrito Federal e reuniu os alunos dos cursos de Design de Móveis e Controle Ambiental. 

O ministro destacou a importância do protagonismo dos jovens estudantes no convencimento dos métodos de prevenção e controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e disse que uma ferramenta importante para a disseminação das informações são as redes sociais. “Quem tem aquele aplicativo de conversas pelo celular?”, perguntou aos estudantes. Para em seguida alertar: “Vocês já imaginaram a capacidade de comunicação que têm nas mãos? Mas para isto tem que ter engajamento, vamos vestir a camisa do enfrentamento ao zika.”
 
Logo após o encontro, Valdir Simão acompanhou os alunos em uma visita as instalações do Instituto Federal. Percorreu a área externa da escola, inspecionou as salas de aula e visitou os laboratórios. “As crianças, os adolescentes, eles têm um papel muito importante porque, nas suas residências, eles também vão convencer seus pais de que é necessário fazer, pelo menos uma vez por semana, uma faxina geral na busca por focos do mosquito.” O ministro destacou que são 56 milhões de estudantes de todos os níveis de ensino que podem ser multiplicadores das informações de prevenção.

Ministro Valdir Simão no Instituto Federal Brasília 2
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil 

Aluna do curso de Controle Ambiental do Instituto Federal de Brasília, Bethânia Barbosa, destacou a necessidade de promover aulas como essa nas escolas. “A palestra do ministro foi muito clara de entendimento. Eu acredito que foi uma jogada bacana do ministro alertar sobre as redes sociais, porque realmente a gente precisa disto, não só da movimentação do governo, mas de toda a população.”
 
A atividade integra o esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento do vetor e na conscientização da população. Foram mobilizadas 188.673 escolas de educação básica, 63 universidades federais e 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional.

Acompanhe as atividades do governo federal no combate ao mosquito Aedes aegypti no tumblr Zika Zero.