Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Unidades do Ministério do Planejamento > Secretaria de Gestão (SEGES)

Institucional

Secretaria de Gestão

Sobre

A Secretaria de Gestão, instituída pelo Decreto nº 9.035 de 20 de abril de 2017, tem competência para formular políticas e diretrizes para a gestão pública compreendidos:

  • a organização e o funcionamento da administração pública federal, em especial quanto a modelos jurídico-institucionais, estruturas organizacionais, cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas de natureza técnica; e
  • a pactuação de resultados e os sistemas de incentivos e de gestão de desempenho de órgãos e entidades da administração pública federal; e o aperfeiçoamento e a inovação da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal.


É a unidade que propõe, coordena e apoia a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de inovação, modernização e aperfeiçoamento da gestão pública, promove a gestão do conhecimento e a cooperação em gestão pública, coordena, gerencia e presta apoio técnico a projetos especiais de modernização da gestão pública relacionados a temas e áreas estratégicas de governo.

Atua, também, como órgão supervisor das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG, de Analista de Infraestrutura e do cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, gerenciando as atividades administrativas relacionadas.

É o órgão central do Siorg e do Sisg, além de ser a Secretaria-Executiva do Confoco e da Comissão Gestora do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

Entre outras atribuições, compete à SEGES a proposição de políticas, planejamento, coordenação, supervisionamento e orientação normativa de atividades, de gestão dos recursos de logística sustentável e de gestão de convênios, contratos de repasse, colaboração e fomento, termos de execução descentralizada e termos de parceria;

A secretaria de Gestão é composta pelas seguintes unidades:

  • Departamento de Modelos Organizacionais;
  • Departamento de Modernização da Gestão Pública;
  • Departamento de Normas e Sistemas de Logística;
  • Departamento de Transferências Voluntárias; e
  • Central de Compras

          

Antonio Paulo Vogel de Medeiros é Auditor de Finanças e Controle do Tesouro Nacional desde 1998. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Possui pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Administração Financeira e Certificação em Planejamento Financeiro pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Certified Financial Planner/CFPTM).

Foi secretário adjunto de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo. No primeiro semestre de 2015 atuou como Secretário de Gestão Administrativa do Distrito Federal. Foi, ainda, superintendente executivo da Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás.

Ocupou diversos cargos no Ministério da Fazenda, como assessor da Secretaria Executiva, da Secretaria de Acompanhamento Econômico e gerente na Coordenação da Dívida Pública da Secretaria de Tesouro Nacional.

Além das experiências no âmbito governamental, Antonio Vogel atuou na iniciativa privada e no Banco Mundial. No Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil) foi assessor da presidência e diretor. No Banco Mundial prestou consultoria nas áreas de análise de contas públicas dos Estados, treinamentos em finanças aos gestores públicos, planejamento e execução de operação de reestruturação da dívida de governos estaduais.

Em agosto de 2017 assumiu o posto de assessor especial do ministro do Planejamento, cargo que ocupou até abril de 2018, quando foi nomeado secretário de Gestão da Pasta.​

Informações úteis

Assuntos relacionados

 

Veja também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento