Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Unidades do Ministério do Planejamento > Secretaria de Gestão (SEGES)

Institucional

Secretaria de Gestão

Sobre

A Secretaria de Gestão, instituída pelo Decreto nº 9.035 de 20 de abril de 2017, tem competência para formular políticas e diretrizes para a gestão pública compreendidos:

  • a organização e o funcionamento da administração pública federal, em especial quanto a modelos jurídico-institucionais, estruturas organizacionais, cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas de natureza técnica; e
  • a pactuação de resultados e os sistemas de incentivos e de gestão de desempenho de órgãos e entidades da administração pública federal; e o aperfeiçoamento e a inovação da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal.


É a unidade que propõe, coordena e apoia a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de inovação, modernização e aperfeiçoamento da gestão pública, promove a gestão do conhecimento e a cooperação em gestão pública, coordena, gerencia e presta apoio técnico a projetos especiais de modernização da gestão pública relacionados a temas e áreas estratégicas de governo.

Atua, também, como órgão supervisor das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG, de Analista de Infraestrutura e do cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, gerenciando as atividades administrativas relacionadas.

É o órgão central do Siorg e do Sisg, além de ser a Secretaria-Executiva do Confoco e da Comissão Gestora do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

Entre outras atribuições, compete à SEGES a proposição de políticas, planejamento, coordenação, supervisionamento e orientação normativa de atividades, de gestão dos recursos de logística sustentável e de gestão de convênios, contratos de repasse, colaboração e fomento, termos de execução descentralizada e termos de parceria;

A secretaria de Gestão é composta pelas seguintes unidades:

  • Departamento de Modelos Organizacionais;
  • Departamento de Modernização da Gestão Pública;
  • Departamento de Normas e Sistemas de Logística;
  • Departamento de Transferências Voluntárias; e
  • Central de Compras

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), ocupava o cargo de presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desde fevereiro de 2015. Antes de presidir a Enap, Gleisson foi secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011 – 2015).

No Ministério da Educação, foi diretor do Programa Brasil Profissionalizado e coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2004 – 2008). O novo secretário é licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG).

Informações úteis

Assuntos relacionados

 

Veja também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento