Institucional

Gabinete do Ministro do Planejamento

Sobre o Ministério

Missão

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão é um órgão central da Administração pública federal que tem por missão: Planejar e coordenar as políticas de gestão da administração pública federal, para fortalecer as capacidades do Estado para promoção do desenvolvimento sustentável e do aprimoramento da entrega de resultados ao cidadão"
 

Visão

"Ser reconhecido pela excelência e competência na gestão pública e por uma administração moderna, transparente e eficiente que resulta em: Ser a organização de excelência na gestão dos recursos públicos federais; Promoção do cumprimento do Plano Plurianual com participação da sociedade e diálogo com os planos de desenvolvimento de longo prazo;

Melhoria permanente na entrega de serviços e atendimento das necessidades da sociedade; Coordenação de ações de infraestrutura logística e social que sustenta o crescimento e a competitividade do país alcançada a partir da formulação e monitoramento dos planos coordenados pelo MP; Desenvolvimento de modelos e instrumentos de governança e gestão que melhoram a capacidade de atuação dos órgãos; Modernização dos sistemas estruturantes de governo (planejamento, orçamento, pessoal, administração de recursos da informação, de logística e organização administrativa); Formulação de diretrizes, coordenação e definição de critérios de governança corporativa das empresas estatais federais;

Realização de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos nacionais"

Secretário-Executivo, Esteves Pedro Colnago Junior

Esteves Pedro Colnago Junior, natural de Manaus (AM), é economista, mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília e especialista em Contabilidade Pública. De 1996 a 1998, desempenhou a função de Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional. É Analista do Banco Central do Brasil desde 1998.

Entre outras atividades, Colnago desenvolveu, entre 2004 e 2016, diversos cargos no Ministério da Fazenda. Nesse período, ele atuou como coordenador da Secretaria de Política Econômica, como diretor de Programa e também como secretário-executivo adjunto.

Já no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Colnago foi diretor de Programa, em 2015, secretário-executivo adjunto de maio 2016 até abril de 2017 e secretário-executivo de abril de 2017 a abril de 2018. Atualmente é ministro do Planejamento.

Foi membro suplente do conselho Fiscal do BNDESPAR, de março de 1997 a janeiro de 1998, e membro titular no período de setembro de 1997 a janeiro de 1998. Também atuou como conselheiro deliberativo da Fundação dos Economiários Federais de 2009 a 2014. Foi presidente do Conselho de Administração da Casa da Moeda, de 2011 a 2015.

Colnago exerceu ainda a presidência do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, de 2011 a 2012, e foi membro do Conselho de Administração da Agência Brasileira de Garantias e Fundos Garantidores (ABGF), de 2014 a 2016. Também foi membro do Conselho de Administração da Eletrobras e presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Ele também atuou como professor no Instituto de Ensino Superior de Brasília entre 2003 e 2014.

Informações úteis

 

Veja também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento