Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Unidades do Ministério do Planejamento > Assessoria Especial de Controle Interno

Institucional

Assessoria Especial de Controle Interno (AECI)

Sobre

A Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), órgão de assistência direta e imediata ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem como finalidade atuar nas áreas de controle, risco, transparência e integridade da gestão, além de auxiliar na interlocução sobre assuntos relacionados a ética, ouvidoria e correição entre as unidades do Ministério e os órgãos de controle e de defesa do Estado.
 
Compete à AECI prestar orientação técnica às unidades do ministério na elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República e do relatório de gestão, bem como orientar tecnicamente a elaboração e a revisão de normativos internos.
 
No que se refere à atuação junto aos órgãos de controle e de defesa do Estado, é atribuição da AECI acompanhar os processos de interesse do ministério, contribuindo para que as intervenções necessárias sejam deliberadas tempestivamente.

Também é competência da Assessoria acompanhar a implementação das recomendações do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e das deliberações do Tribunal de Contas da União, relacionadas ao Ministério, visando a melhoria da gestão, e atender outras demandas provenientes dos órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado.

Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Rodrigo Fontenelle foi assessor especial de controle interno do Ministro de Fazenda, em 2015, e Coordenador-Geral de Auditoria da Área Fazendária na CGU, em 2013 e 2014.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Fontenelle também é pós-graduado em Finanças (Ibmec) e em Auditoria Financeira (UnB/TCU), além de ser mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília.

Atua como instrutor na ESAF e ENAP. É autor do livro Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 3ª edição) e possui três certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional (CGAP), Certification in Control Self-Assessment (CCSA) e Certification in Risk Management Assurance (CRMA), todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Atualmente, é o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento, desde 12 de janeiro de 2016, responsável pela implantação da Gestão de Riscos no órgão.

Informações Úteis

Veja Também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento