Perfil

publicado:  30/03/2015 16h29, última modificação:  13/05/2016 17h16
Currículo do ministro do Planejamento, Romero Jucá

Romero Jucá

O ministro Romero Jucá, senador eleito por Roraima (PMDB), nasceu em Recife (PE), estudou Economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Engenharia Econômica. Foi no Recife que ele começou sua vida política como diretor da Secretaria de Educação do Estado. Em 1984, foi secretário extraordinário de Coordenação da Prefeitura do Recife. Trabalhou ainda como professor universitário, gerente e diretor de órgãos públicos e privados. Após essa experiência, presidiu a Fundação Projeto Rondon, em 1985, e no mesmo ano, foi secretário-executivo da Comissão Interministerial de Educação e Desenvolvimento Regional.

Em 1986, Romero Jucá presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai). Em seguida, foi nomeado pelo presidente José Sarney e aprovado pelo Senado, em 1988, para ser governador do então território de Roraima. Durante o mandato, ele teve a missão de consolidar a transformação de território para estado da federação e, principalmente, de preparar as bases para o desenvolvimento de Roraima.

Romero Jucá foi, em 1992, diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e secretário nacional de Habitação do Governo Federal. Em 1994, foi eleito senador pela primeira vez. Desde sua posse, ocupou cargos de destaque no Congresso Nacional e no Governo Federal.

Nos governos federais, ele integrou conselhos deliberativos de importantes instituições como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em 2005, foi ministro da Previdência Social. Durante sua gestão, Romero Jucá priorizou o equilíbrio das contas públicas no âmbito previdenciário e iniciou o trabalho de modernização do INSS em todo o Brasil.