Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Receitas e Despesas > Receitas e Despesas

Receitas e Despesas

Receitas são recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) auferidos pelo órgão ou entidade, que servem para custear as despesas e os investimentos. O órgão deve divulgar (a) previsão atualizada; (b) receita realizada; (c) receita lançada; (d) categoria da receita; (e) origem da receita.

Informações sobre a receita do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão podem ser obtidas no Portal da Transparência do Governo Federal.

Desempenho Fiscal

Acesse apresentação realizada pelo secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Rodrigo Cota, em audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF (08.08.2017)

Em uma série de vídeos, o secretário adjunto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Cota, mostra como funciona a composição dos gastos públicos e como o governo está trabalhando para conter a situação fiscal

Como se formou o resultado fiscal no Brasil nos últimos anos?

O secretário-executivo adjunto do ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Cota, mostra a composição do gasto público. Ele detalha as receitas e despesas primárias entre 2010 e 2017.

Como se compõem os gastos públicos?

Por que o governo não conseguiu fazer os gastos caírem? A resposta está nos gastos obrigatórios. O secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Cota, explica como funciona a composição dos gastos públicos.

Qual a composição dos gastos públicos para 2017 considerando R$139 bi de orçamento?

O secretário-executivo adjunto do ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Cota, mostra que os benefícios previdenciários urbanos continuam sendo a maior parcela dos gastos, com 34%.

Vamos falar sobre contenção de gastos?

Na série sobre gastos públicos, o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Rodrigo Cota, explica de forma simples os principais gastos do Governo Federal e o que tem sido feito para contê-los. A eliminação de cargos de confiança, o lançamento do PDV, a redução da jornada e licença não remunerada são algumas das medidas que foram feitas. Conheça outras neste vídeo.